segunda-feira, 15 de março de 2010

Colaboradora de texto: Tete Ferraz............... Das passarelas para as ruas: outono/ inverno 2010


Ousado. Assim resumo o que ocorreu nos desfiles das ultimas semanas de moda. As tendências outono/ inverno 2010 vêem acompanhadas de uma liberdade total e muitas idéias que se misturam e se expressam. Quando vejo os desfiles, vejo muita informação, mas o “glamour” é o que me chama atenção. Pedras, brilho, rendas, couro, transparência, cores. Um outono que vem “light” e um inverno diferente. E diante desse vai e vem de tendências que proporcionam caminhos diferentes a seguir, é preciso se alertar a um só: o seu estilo.

Um show a parte, os desfiles nem sempre mostram quais são a tendências que irão ser seguidas na estação. Com conceitos parecidos e diferentes, muitos deles apresentam o que está rolando lá fora e se esquecem do que realmente se encaixa por aqui. De uma forma ou de outra, é indiscutível, que quem cria tendências é a moda da rua. São as pessoas que decidem o que vai usar e o que não vai usar. Simples e adequado, e cada um seguindo seu estilo próprio. Essa sim é a verdadeira cara da moda de hoje, não seguir regras, não copiar o que a outra pessoa usa porque é bacana. A moda encara uma fase em que não se é mais ditada e encontrar o seu estilo faz de você hoje uma pessoa absolutamente fashion.

Repleta de novidades, essa estação dá ênfase às formas, com peças que colam e descolam do corpo em proporções diversas. Aqui você vai encontrar desde um casaco com estruturas gigantes até vestidos coladésimos. É o design e a arquitetura imperando sobre a moda. Vale a pena investir em uma saia lápis de couro, alfaiataria, terninhos bem ajustados, ombros gigantes, blusas com dobraduras e renda, muita renda deixando a mulher cada vez mais sexy.

As cores e texturas chegam com tudo. As apostas estão sendo feitas para estampas e tecidos inteligentes, desenhos culturais e originais, pesquisas sobre antigas culturas, artes, natureza, urbanismo e muita expressão visual. Utilizar uma grande gama de cinzas neutro e vermelhos quentes abraçando um vasto intervalo de cores, que vem desde o flúor do verão até o black total. São tendências que continuam e outras que chegam para sofisticar. Materiais e tecidos estruturados – couro, tricô, tecidos não tecidos, gravação de  estampas – fazem toda a diferença nesta estação. Temas relacionados a guerra e ao mesmo tempo a fantasia, ao lúdico. Ao futurismo e a um esporte luxuoso.

A alfaiataria aparece delicada, com processos de acabamento minuciosos e corpo estruturado. Ombros e cintura em absoluto destaque. Vale a pena abusar. Os tricôs grosseiros em casacos e blusas vêem contrastando com mini shorts para usar por baixo. É a volta do lurex e brilho no tricô decadente. O couro também vem salpicando algumas peças, calça skinny, saia lápis e jaquetas com a cara do anos 80. Os jeans vêem com texturas e tingimentos mais naturais, com formas retas, com o cavalo levemente alto, seguindo uma linha boyfriend – legging. Jeans com jeans começa a ser um referencial de estilo.


Camisas com detalhes assimétricos de volume, casacos com pontas irregulares, vestidos soltos e curtos completam os looks dessa estação. Listras, botas 7/8, as famosas “ankle boots“,  zíperes, meia-calças coloridas, desenhadas, o print em camisetinhas básicas e rasgadas acabam por dar o toque final na produção.

Uma dica que vale a pena arriscar se você quer entrar na onda fashion do inverno 2010 : vestidos, mini-vestidos e mais vestidos. Os vestidos são sinônimos de feminilidade e são absolutos. Aparecem drapeados, justos, com um ombro só, estilo salopete, clássicos, largos e ainda, o inesquecível tubinho mas com ares renovados. Encontre o seu preferido e abuse nos acessórios, mas cuidado, o excesso te leva a pecar. Juízo nessa hora!

No Inverno 2010, os acessórios diferem nos modelos entre casuais e formais e entram em contrastes nas cores e materiais. Cores exóticas misturam-se com materiais inovadores. Pedras e pedrarias ganham força total, assim como o vintage. Bonés e boinas invadem a estação e completam o look exibindo um  estilo despojado e casual. As meias calças permanecem em diferentes texturas e cores. Os cintos, peças-chave do inverno 2010, trazem variados modelos e cores. Use, abuse, mude, invente... com moderação. Bem-vindos à estação do Estilo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário